Pós-Graduação Informática na Educação


HISTÓRICO DA ÁREA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO NA UFRGS

As aplicações da Informática na Educação, em nosso país, tiveram início oficial com os seminários promovidos pela SEI (Secretaria Especial de Informática) e pelo MEC, no início da década passada.

Como fruto dessas discussões e recomendações, oriundas da reflexão de especialistas nessa área, foi criado o projeto EDUCOM, em 1984. Com propósitos de investigação do uso do computador no processo ensino-aprendizagem e na formação de recursos humanos, o EDUCOM desenvolveu vários projetos em cinco universidades do país, que se constituíram nas primeiras experiências de pesquisa e desenvolvimento de metodologias e ambientes de aprendizagem computacionais, na realidade brasileira.

A UFRGS, por seu acervo na época e pela proposta apresentada, foi uma das cinco universidades selecionadas para sediar o projeto.

Ao longo desses anos, o EDUCOM / UFRGS, conjugando grupos de pesquisadores de três unidades, que organizaram a proposta e assumiram a execução, Faculdade de Educação, Departamento de Psicologia (Laboratório de Estudos Cognitivos), Centro de Processamento de Dados, em sua fase inicial, e Instituto de Informática, na fase atual, concentrou suas atividades em três grandes áreas, que lhe permitiu projeção no cenário nacional e internacional:

Resumidamente, destacamos os trabalhos de investigação experimental junto a escolas do ensino público de 1º e 2º Graus, com seus resultados publicados no país e no exterior. A divulgação da qualidade desses resultados tem feito que pesquisadores da UFRGS sejam sempre convidados para eventos nacionais de maior importância na área, como também para eventos internacionais, tais como Congressos Internacionais LOGO, em Buenos Aires (1984), em Montevideo (1986), em Novo Hamburgo (1988), em Santiago (1990), em San José (1992); Congressos Internacionais de Psicologia; Congressos Internacionais de Informática Educativa - da UNESCO, em Paris (1989), Iberoamericano, (RIBIE) em Santo Domingo (1992) e em Barranquilla (1994) e em Caracas (1992), de Telemática Educativa, em Atenas (1992); Congressos da Internacional Society for Technologiy in Education, como os de Orlando (1989), de Bruxelas (1991), de Toronto (1992) e de Boston (1993) e em Barranquilla (1994). Destacamos também a intensa atividade de disseminação do conhecimento produzido pelos pesquisadores em Informática Educativa na UFRGS, através de participação e assesorias às atividades internacionais da RIBIE, coordenadas pela Espanha, a atividades do CREI, através do PII / UNESCO. coordenadas pela SII de Buenos Aires, e às atividades do PRODEBAS, coordenadas pela OEA.

Na área de produção de software destacamos que o sistema de autoria CAIMI, criado por especialistas de nosso Centro de Processamento de Dados e Instituto de Informática, com assessoramento de pesquisadores da Faculdade de Educação, foi o primeiro software educacional no gênero premiado no país, no Congresso Nacional da SUCESU e Feira Internacional de Informática em 1982. Posteriormente, o grupo EDUCOM da Faculdade de Educação participou dos três Concursos Nacionais Brasileiros de Software Educativo promovido pelo MEC, obtendo, como grupo de pesquisa, o 2ª lugar no concurso de 1986, com o Software Educativo (Simulação em Genética); 1º lugar no concurso de 1987, como Software Educativo (Criando Estórias) e o 1º lugar em 1988 como Ferramenta Educacional (Sistemas de Auto-Avaliação).

Em nível internacional, a Profa. Dra. Rosa Maria Viccari, obteve o prêmio Português de Inteligência Artificial (em trabalho voltado à aplicação desta técnica na Educação) em 1988.

Na área de formação de Recursos Humanos a UFRGS foi a primeira instituição do país a criar e oferecer Cursos de Especialização em Informática na Educação, na Faculdade de Educação e no Instituto de Psicologia, atendendo professores de todo o Estado do Rio Grande do Sul, nos anos de 1986, 1987/88, e 1989. Enquanto não foi instituicionalizado o CPGIE, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado tem sido produzidas sobre Informática na Educação, tanto no CPG da Educação, como no da Psicologia e no da Informática, por alunos deste e de outros Estados. Em 92, o CPG da Psicologia recebeu uma pesquisadora-bolsista do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Projeto de Informática Educativa da Costa Rica.

A experiência da UFRGS tem sido compartilhada pela participação de seus especialistas no Cursos de Especialização promovidos tanto por Universidades como UFPel, UCP, UFAL, quanto pelo Projeto FORMAR do PRONINFE, na UNICAMP, em Brasília e na Escola Técnica Federal (ETF) de Goiás, ou pelos cursos de formação de docentes do Ensino Básico pelos CIEDs de Belém, Campo Grande, Porto Alegre, Salvador, Espírito Santo, Florianópolis, Brasília, Maringá, São Paulo.

Também deve-se salientar, o Curso de Informática em Educação Especial, solicitado pelo MEC, que foi desenvolvido sob a coordenação da Faculdade de Educação e do Instituto de Informática, em janeiro de 1991, atendendo a professores de 15 estados brasileiros.

Foi realizado em 1986 o 3º Congresso Internacional e o 1º Brasileiro LOGO, com participação nacional ampla e intensa dos paises do Cone Sul. Até 1992, os docentes da UFRGS realizaram, coordenaram ou assessoram uma série de Seminários, Feiras e, inclusive "workshops" internacionais. Durante 1991 e 1992, os docentes, ora ligados ao CPGIE, participaram da equipe da SENETE/MEC que ministrou cursos em Informática Educativa para os Ministérios de Educação da Venezuela, Chile, Paraguai e Colômbia como atividade de cooperação multinacional coordenada pela OEA, oferecendo a contribuição da experiência brasileira através do PROJETO EDUCOM e do PRONINFE que o sucedeu.

Deve-se ressaltar ainda que a UFRGS desenvolve o 1º projeto de Educação à Distância usando rede telemática com alunos e professores de classes de alfabetização, incluindo alfabetização de deficientes auditivos. Aplica-se, pela primeira vez, comunicação "on line" através de "Packet-Radio", na frequência de radio-amador. Foi iniciado em 1993 a ligação desta tecnologia com a RNP, BITNET e INTERNET.

A par dessas experiências, diversas unidades da instituição vêm incorporando as novas tecnologias da Informática à atividade acadêmica regular. Entretanto, deve-se salientar duas características fundamentais das atividades de Informática na Educação na UFRGS: